O temporal que caiu na Grande Ilha de São Luís na tarde desta terça-feira (1º) provocou inúmeros alagamentos e causou transtornos em diversos bairros dos municípios que fazem parte da região. Em poucos minutos de chuva, a água invadiu casas e deixou motoristas presos em meio o alagamento.
Na Vila Passos, em São Luís, a rua Catulo da Paixão Cearense, ficou completamente tomada pela água da chuva. Alguns moradores tiveram móveis e eletrodomésticos danificados devido o volume de água que invadiram os imóveis.
Uma moradora registrou o volume de água que invadiu o imóvel onde ela reside. A força da água foi tão grande que o portão da casa foi danificado e acabou caindo. Também foram registrados pontos de alagamentos em bairros como São Francisco, São Cristóvão e Cohab.
E a expectativa é que mais chuva seja registrada nas próximas 24 horas na Grande Ilha de São Luís, de acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). De acordo com a previsão, a probabilidade é de 65% de chuva em alguns pontos isolados, podendo alcançar até 10 a 20 milímetros de água.
Segundo o Nugeo, há uma intensa formação de nuvens carregadas no norte do Maranhão, provocando os temporais nos municípios localizados na região. A situação é associada a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que provoca instabilidades atmosféricas e, inclusive, descargas elétricas. O tempo adverso se mantém nas próximas horas.
FONTE: G1 MARANHÃO