Na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação contra o influenciador digital Marcos Alencar Filho, por realizar rifas ilegais, enganar os consumidores sobre a destinação do dinheiro das rifas, assim como ocultação de bens, dentre outros crimes.
A operação, batizada de 'Cortina de Fumaça', cumpriu ainda mandados de busca, apreensão e sequestro de bens contra Marcos Filho, incluindo veículos de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos.
Policiais estiveram ainda no apartamento de Marcos Filho, em um condomínio localizado no Centro da cidade, e um galpão na Vila Militar, na BR-316, onde eram armazenados os prêmios e gravados os vídeos de anúncio das rifas.
Ao todo, R$ 12,7 milhões do influenciador foram bloqueados, pela suspeita de ser o líder do esquema de rifas ilegais. Ele também está proibido de deixar o país, precisará entregar seu passaporte e não poderá mudar de seu endereço.
Além disso, as redes sociais de Marcos Filho, utilizadas para promover as rifas, foram bloqueadas judicialmente.
O g1 entrou em contato com o influenciador Marcos Filho, sobre a operação e as acusações da polícia, mas ainda não houve retorno.